Dicas de Iluminação 💡
Navegue e veja nossas galerias, dicas e muito mais!
Dicas de Iluminação 💡
Escolher a iluminação ideal é um passo fundamental para a composição dos cômodos da sua casa
A iluminação de um ambiente está diretamente ligada às sensações de conforto e aconchego que ela transmite. Por isso, planejar corretamente o sistema de iluminação de uma casa é muito importante.
No mercado, existem vários tipos de fonte de luz que podem ser usados na iluminação.
Natural, usada na iluminação zenital ;
Artificial, presente em lâmpadas e LEDs.
A temperatura da cor impacta diretamente nas sensações e percepções causadas no ambiente. Então, é preciso prestar atenção nessa característica para escolher o tipo de iluminação mais adequada.
A luz branca, ou luz fria, deixa as pessoas mais agitadas e produtivas. Não é por acaso que ela é considerada ideal para ambientes onde é necessário ter atenção e agilidade. Em escritórios, por exemplo, ela favorece a calma e a concentração, sem comprometer a produtividade.
Já a luz mais amarela, também conhecida como luz quente, torna o ambiente mais aconchegante e confortável. Ela é indicada para ambientes residenciais, pois traz uma sensação de relaxamento.
Feito diretamente sobre um ponto específico, esse tipo de iluminação pode ser composto por luminárias ou abajures.
Ela pode ser instalada em piso, teto de gesso, sanca, teto ambiente com focos direcionais.
Esse tipo de iluminação exige que o ponto de luz seja muito forte.
Alguns tipos de iluminação funcionam melhor em determinados cômodos. Veja a seguir como iluminar cada ambiente:
Sala: Para esse local, a iluminação indireta é a melhor. Ela é indicada para que a luz seja distribuída de forma homogênea no ambiente, principalmente se houver uma TV.
Cozinha: Por ser necessário manusear objetos perigosos e observar bem os alimentos, a luz fria é a mais indicada. Pode ter iluminação direta.
Quarto: Nesse cômodo, o foco é conforto e relaxamento, então a luz quente é a mais indicada, também é possível incluir uma iluminação de tarefa ao lado da cama.
Banheiro: Deve transmitir relaxamento e aconchego. Porém, devido às atividades cotidianas de higiene pessoal, é necessária uma luz branca e difusa. Com isso, você evita sombras.
Essa iluminação deve valorizar o paisagismo e a fachada da casa, trazendo segurança para seus moradores. Uma luz quente, com fluxo intenso, traz charme e beleza ao local. Também é possível fazer uma iluminação de orientação, deixando o caminho iluminado e dando destaque à decoração do jardim.